QUESTIONAMENTOS [3]
1.Quais as diferenças entre design educacional e instrucional?
2.Que contribuições os games podem trazer à educação?
3.Quais são as etapas do design educacional?
4.Como podemos incorporar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis ao processo de ensino e aprendizagem?
5.O que significam princípios multimídia?
6.Como trabalhar elementos visuais no ensino, como imagens, gráficos e tabelas?
7.O que significam design de atividades e de interações? Como avaliar com as TICs.
Gilberto Pereira Fernandes[1]
PROVOCAÇÃO
As
novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm provocado mudanças significativas
na educação ( . )(?) (!)(…)(
)
TEMAS
DESIGN
Segundo Guillermo[2]
(2002), a palavra “design” é uma daquelas palavras inglesas que, quando
traduzidas, perdem um pouco de seu significado. Design está associado à ideia
de planejar, projetar, conceber e designar, e não de desenhar, como geralmente
é conhecida.
Em inglês, diferencia-se esses
significados pelas palavras design (planejar, designar) e draw (desenhar),
assim como se tem respectivamente, na língua espanhola, os termos diseño e dibujo.
Desse modo, na ausência de uma palavra na língua portuguesa que traduza
corretamente o termo design, que devemos FAZER?????.
EDUCACIONAL
Inclui planejamento, a elaboração e o desenvolvimento de
projetos pedagógicos, materiais, educacionais, ambientes colaborativos,
atividades interativas e modelos de avaliação para o processo de ensino
aprendizagem. Se desejamos atingir o potencial e os benefícios plenos que um
ambiente online possibilita, precisamos repensar as filosofias e as práticas
que trazemos para o ambiente de design. (MATTAR, 2014, p. 19)[3].
INSTRUCIONAL
A
ação institucional e sistemática de ensino que envolve o planejamento, o
desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais,
eventos e outros produtos educacionais em situações didáticas específicas, a
fim de facilitar, a partir dos princípios de aprendizagem e instrução
conhecidos, a aprendizagem humana. (FILATRO, 2008, p.3)[4]
DESIGN DIDÁTICO
Questões que
deverão ser pensadas por um designer didático:
Onde está o aluno?
A localidade é atendida por que meios de comunicações?
Qual é a máquina e quais são os softwares que o aluno possui?
Qual é seu grau de relacionamento com essas tecnologias?
De quanto tempo disporá para realizar as atividades? Quais são suas condições financeiras?
A localidade é atendida por que meios de comunicações?
Qual é a máquina e quais são os softwares que o aluno possui?
Qual é seu grau de relacionamento com essas tecnologias?
De quanto tempo disporá para realizar as atividades? Quais são suas condições financeiras?
Estas informações vão ajudar a definir a melhor abordagem, a melhor linguagem, as melhores mídias, o melhor suporte etc. Isso envolve também o momento da criação, no qual podemos vislumbrar e propor novas, ricas e criativas situações de aprendizagem com a gama de recursos que temos à disposição.
Seja você um autor, seja um designer de seu material didático!
[1] Mestrando em Educação
de Jovens e Adultos pela UNEB. Prof. Da Educação Básica e Ensino Superior.
E-mail:bragilgil@gmail.com. Pagina na WEB: http://bragilgil.blogspot.com/
[2] GUILLERMO, Alvaro. Design:
do virtual ao digital. São Paulo: Demais Editora, 2002.
1)Inclui planejamento, a elaboração e o desenvolvimento de projetos pedagógicos, materiais, educacionais, ambientes colaborativos, atividades interativas e modelos de avaliação para o processo de ensino aprendizagem.
ResponderExcluir2) A ação institucional e sistemática de ensino que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e outros produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar, a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos, a aprendizagem humana. (FILATRO, 2008, p.3).
3) Incluí planejamento, elaboração e desenvolvimento de projetos pedagógicos.
4) Planejando atividades que possam enriquecer e mediar o aprendizado dos alunos. Podemos disponibilizar nos espaços virtuais diversas atividades que façam o aluno enriquecer seu aprendizado.
5) São princípios metodológicos e epistemológicos que norteiam a utilização dos diversos recursos tecnológicos para o processo de ensino e aprendizagem.
6) São diversos os caminhos que nos permitem a utilização destes recursos utilizando as tecnologias existentes, mas a que tem sido a minha predileta este ano tem sido o Smatphone, pois ele é barato, 90% dos alunos possuem, e através deles os alunos utilizam programas matemáticos, planilhas, consultam mapas, e muito outros recursos que contribuem para o aprendizado de minha matéria a Matemática.
7)Trata-se do Design Didático, que pode ser construído por professores e alunos em espaços virtuais. A melhor maneira de avaliar tais atividades é pelo desempenho e pela qualidade das atividades desenvolvidas, é preciso incentivar a criatividade e a originalidade, e evitar perguntas com respostas padrão, de múltipla escolhas onde o aluno pode copiar e colar, o melhor é utilizar atividades onde ele esteja livre para criar (Desenhos, slides, fórum,...).
1) Penso que o Design Educacional está mais preocupado com o processo de aprendizagem do que mera interação. Isso inclui o planejamento de uma ação pedagógica pensada didaticamente e transposta para alguma ferramenta suporte. já o Design Instrucional é uma estrutura mais rígida e preocupada com a forma e o formato, o conteúdo e o arranjo desse conteúdo em uma plataforma.
ResponderExcluir2) Ainda não consigo vislumbrar as contribuições dos games na educação, pois ainda não fiz utilização dessa prática, mas penso que eles podem servir como ferramenta de solução para problemas em ambientes virtuais, do mundo real.
3) Seleção de conteúdos, temas, ensino, desenvolvimento de prática reflexiva, elaboração de mecanismo de exercício e avaliação e aplicabilidade do design em ambiente virtual ou formato impresso.
4) De muitas maneiras. Assim como eles são usados na educação a distancia, podem perfeitamente ser desenvolvidos na educação presencial e disponibilizado no ambiente virtual.
5) São princípios adequados de utilização da mídia? Como fazer, o que fazer, com que finalidade?
6) A escola vem tentando fazer isso e tem fracassado. Penso que o ambiente virtual amplia essa possibilidade.
7) Compor atividades que sejam interativa e promovam a interatividade. É muito difícil avaliar as tic, pois são positivas, talvez seja mais facil falar em avaliar o uso das mesmas.
1-a diferença é que a educacional é a inclusão participativa dos que recebem e repassa,ou seja,publica as atividade.A instrucional é a ação, como podemos nos instruir para podemos usar esta ferramenta informativa inclusiva . 2-os games podem ajudar os nerônios a ser mais rápidos e precisos,facilitando a aprendizagem de alguns alunos,a depender dos jogos. 3-incluir,planejar e desenvolver. 4-aplicando um método tipo desafio,usando como forma avaliativa. 6-
ResponderExcluirTodo o processo instrucional ou educacional precisam de elaboração,planejamento,didática e objetivo.
ExcluirTodas as atividades devem ser planejadas, e aplicada com interatividade, pois se torna uma aula agradável e prazerosa onde facilita a maior aprendizagem
ResponderExcluirA escola tem que esta bem preparada para oferecer ao aluno um ambiente virtual,é preciso planejar e capacitar os educadores e todos envolvidos na educação para absorver melhor a ideia e executar com competência.
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