A atividade abaixo foi elaborada por professores a partir da discussão do tema do vídeo Life Smartphone, que foi a primeira publicação desse blog e está nas postagens mais antigas. Vá até lá.
PROPOSTA DA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Seguindo o roteiro de planejamento. Utilize-se do video "Vida na proa" e/ou selecione mapa geográfico para trabalhar o tema: Tecnologias digitais e Globalização construindo junto com seu grupo de trabalho por disciplina, um breve esquema de atividade didática.
PROPOSTA DA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Seguindo o roteiro de planejamento. Utilize-se do video "Vida na proa" e/ou selecione mapa geográfico para trabalhar o tema: Tecnologias digitais e Globalização construindo junto com seu grupo de trabalho por disciplina, um breve esquema de atividade didática.
Componente
I: Língua Portuguesa
1.Após
assistir ao vídeo 1 reflita sobre as questões.
a) a) É
possível saber qual o título desse vídeo?
b) b) Que
título você daria ao vídeo?
c) Se tivesse que dar um tema
para o vídeo: qual seria?
c) 2.
Quem são os Personagens?
a)Protagonista b) Antagonista c) Coadjuvantes
d) d) Se
você fosse um personagem do vídeo, quem seria? Por que?
3.
Escreva sua própria narrativas sobre esse vídeo.
|
Componente
II: Inglês
1. Em dupla, argumente com seu
colega o que achou do vídeo e anote: 1 argumento idêntico ao seu, e 1
contrário.
2. Vamos conversar sobre os
conflitos de argumentos, e cada um fará defesa do seu.
3. A seguir anote os 3
argumentos mais importantes e traduza para o inglês.
4. Em grupo, vamos produzir uma
legenda em Inglês para todo o clipe do vídeo apresentado.
|
|||
Componente
III: Ciências
A tecnologia é muito importante
para o homem e para o planeta, contudo, o processo de fabricação e utilização
pode ser prejudicial para ambos.
1. Ao ver o vídeo e ler essa frase diga:
a) Você
concorda com essa afirmação?
b) É possível desenvolver
tecnologia sem prejudicar o planeta?
c) Quais são as tecnologias que
você conhece que são mais uteis ao homem? E ao planeta?
2.Assinale
com x as
alternativas que você concorda.
( ) O planeta seria
melhor sem tanta tecnologia
( ) Abolir a
produção de novas tecnologias seria um retrocesso.
( ) Somente o homem
polui a terra.
( ) Tecnologia é
útil usando de forma consciente.
( ) Nem todos
conseguem ter acesso as Tecnologias atuais.
|
Componente
IV: Arte
1.Vamos Colorir
a)De vermelho o continente em
que está a maior potência bélica e política do mundo;
2. De verde onde a maioria dos
países é subdesenvolvido;
3. De amarelo onde ficam os
países que iniciaram a colonização do mundo;
4. De rosa onde ficam os países
do Mercosul;
5. De preto o que você tem dúvida
se é um continente.
|
Componente V:
Matemática
1.Quantos
continentes tem o planeta terra?
2.A
terra tem forma redonda ou elíptica?
3.Temos
aqui cinco desenhos repetidos do mapa mundi. Com a régua, divida-o usando
duas cores para ilustrar a segundo as proporções:
1/2 1/3 1/4
4/4
Vamos
realizar
( + ) (
- ) ( . ) ( : )
|
||
Componente
VI: Geografia
1.Observando o mapa mundi, relacione:
Se adotássemos a linha do equador para diferenças
econômicas entre os países ficaria assim:
(a) países ricos (b)
países pobres (
) Norte ( )
Sul
2.Você conseguiria dizer porque existem países
ricos e pobres?
3.Você consegue citar algumas etnias do nosso
planeta?
4.De acordo a cada etnia citada, onde as maiores
populações dessas etnias vivem em nosso planeta: hemisfério sul ou norte?
|
Componente VII: História
1.Em duplas, a partir de pesquisas
na internet e das informações obtidas e dos seus conhecimentos, faça uma
lista de períodos históricos e suas principais tecnologias e impactos ao
planeta.
2.Reunindo-se a outra dupla,
companha um novo quadro comparando as informações.
|
Achei essa atividade, sensacional. Nunca imaginei que poderia construir uma atividade de forma interdisciplinar dessa maneira. A ideia de usar um vídeo como proposito para a atividade foi fantástica. Usar a ideia de um tema gerador como sugeriu Paulo Freire, foi incrível. Pelo que entendi, essa atividade é proposta em diversas disciplinas e para isso os professores devem se unir e fabrica-la juntos. Muito legal o entrosamento. Creio que design didático é isso, produzir um material pedagógico especifico, com funcionalidade planejada, de forma que seja atraente e significativo para quem vai responder a atividade. Pelo que entendi, a atividade em design didático privilegia o conteúdo trabalhado de forma mais significativa e apresenta mecanismos que possibilitam o melhor entendimento dos objetivos que se quis atingir. O aspecto lúdico também está presente e isso é muito importante na eja, pois os alunos estão cansados de repetir os mesmo exercícios, e por isso se desmotivam, não esperam nada novo do professor. No fundo eles querem ser surpreendidos.
ResponderExcluirEssa atividade foi muito boa
ResponderExcluirÓtima proposta de atividade interdisciplinar, com um tema tão atual quanto necessário para se trabalhar na educação em sala de aula no cotidiano dos estudantes. Se faz necessário uso do Smartphone em diversas situações nas quais o aparelho serve de ferramenta de comunicação em tempo real dentre tantas outras funcionalidades e aplicativos os quais facilitam nossas tarefas. O grande problema ocorre quando esse uso é excessivo e descontrolado. Pesquisas apontam que nos Estados Unidos os aparelhos celulares são checados mais de 100 vezes por dia. Nossa reflexão deveria ser: Seria necessário a utilização do aparelho o tempo todo? Como aproveitar a juventude conectada, direcionando seu interesse nas telinhas para o aprendizado, e crescimento intelectual?
ResponderExcluirInteressante essa visão e que atividade maravilhosa.
ResponderExcluirMuito bem formulada essa atividade.
ResponderExcluirMuito interessante essa atividade, muito boa e bem preparada onde facilita a aprendizagem com mais prazer
ResponderExcluirEssa atividade é bem criativa, pois nos mostra as varias formas de criar atividades variadas utilizando da tecnologia, e que através de um vídeo podemos elaborar atividades diversas e que pode ser utilizadas todas as materiais pelos educadores.
ResponderExcluir