quinta-feira, 23 de julho de 2015

Atividade interdisciplinar usando tecnologia digital

A atividade abaixo foi elaborada por professores a partir da discussão do tema do vídeo Life Smartphone, que foi a primeira publicação desse blog e está nas postagens mais antigas. Vá até lá.

PROPOSTA DA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Seguindo o roteiro de planejamento. Utilize-se do video "Vida na proa" e/ou selecione mapa geográfico para trabalhar o tema: Tecnologias digitais e Globalização construindo junto com seu grupo de trabalho por disciplina, um breve esquema de atividade didática.

Componente I: Língua Portuguesa
1.Após assistir ao vídeo 1 reflita sobre as questões.
a)    a) É possível saber qual o título desse vídeo?
b)    b) Que título você daria ao vídeo?
c) Se tivesse que dar um tema para o vídeo: qual seria?
c)    2. Quem são os Personagens?     
       a)Protagonista       b) Antagonista     c) Coadjuvantes
d)    d) Se você fosse um personagem do vídeo, quem seria? Por que?  
3. Escreva sua própria narrativas sobre esse vídeo.
Componente II: Inglês
1. Em dupla, argumente com seu colega o que achou do vídeo e anote: 1 argumento idêntico ao seu, e 1 contrário.

2. Vamos conversar sobre os conflitos de argumentos, e cada um fará defesa do seu.

3. A seguir anote os 3 argumentos mais importantes e traduza para o inglês.

4. Em grupo, vamos produzir uma legenda em Inglês para todo o clipe do vídeo apresentado.
Componente III: Ciências
 A tecnologia é muito importante para o homem e para o planeta, contudo, o processo de fabricação e utilização pode ser prejudicial para ambos.
1. Ao ver o vídeo e ler essa frase diga:
a) Você concorda com essa afirmação?
b) É possível desenvolver tecnologia sem prejudicar o planeta?
c) Quais são as tecnologias que você conhece que são mais uteis ao homem? E ao planeta?
2.Assinale com x as alternativas que você concorda.
(   ) O planeta seria melhor sem tanta tecnologia
(   ) Abolir a produção de novas tecnologias seria um retrocesso.
(   ) Somente o homem polui a terra.
(   ) Tecnologia é útil usando de forma consciente.
(   ) Nem todos conseguem ter acesso as Tecnologias atuais.
Componente IV: Arte
1.Vamos Colorir
a)De vermelho o continente em que está a maior potência bélica e política do mundo;
2. De verde onde a maioria dos países é subdesenvolvido;
3. De amarelo onde ficam os países que iniciaram a colonização do mundo;
4. De rosa onde ficam os países do Mercosul;
5. De preto o que você tem dúvida se é um continente.

Componente V:
Matemática
1.Quantos continentes tem o planeta terra?

2.A terra tem forma redonda ou elíptica?

3.Temos aqui cinco desenhos repetidos do mapa mundi. Com a régua, divida-o usando duas cores para ilustrar a segundo as proporções:
1/2  1/3  1/4  4/4
Vamos realizar
( + ) ( - )  ( . ) ( : )
Componente VI: Geografia
1.Observando o mapa mundi, relacione:
Se adotássemos a linha do equador para diferenças econômicas entre os países ficaria assim:    
(a) países ricos    (b) países      pobres   (   ) Norte          (   ) Sul
2.Você conseguiria dizer porque existem países ricos e pobres?
3.Você consegue citar algumas etnias do nosso planeta?
4.De acordo a cada etnia citada, onde as maiores populações dessas etnias vivem em nosso planeta: hemisfério sul ou norte?
Componente VII: História

1.Em duplas, a partir de pesquisas na internet e das informações obtidas e dos seus conhecimentos, faça uma lista de períodos históricos e suas principais tecnologias e impactos ao planeta.

2.Reunindo-se a outra dupla, companha um novo quadro comparando as informações.

7 comentários:

  1. Achei essa atividade, sensacional. Nunca imaginei que poderia construir uma atividade de forma interdisciplinar dessa maneira. A ideia de usar um vídeo como proposito para a atividade foi fantástica. Usar a ideia de um tema gerador como sugeriu Paulo Freire, foi incrível. Pelo que entendi, essa atividade é proposta em diversas disciplinas e para isso os professores devem se unir e fabrica-la juntos. Muito legal o entrosamento. Creio que design didático é isso, produzir um material pedagógico especifico, com funcionalidade planejada, de forma que seja atraente e significativo para quem vai responder a atividade. Pelo que entendi, a atividade em design didático privilegia o conteúdo trabalhado de forma mais significativa e apresenta mecanismos que possibilitam o melhor entendimento dos objetivos que se quis atingir. O aspecto lúdico também está presente e isso é muito importante na eja, pois os alunos estão cansados de repetir os mesmo exercícios, e por isso se desmotivam, não esperam nada novo do professor. No fundo eles querem ser surpreendidos.

    ResponderExcluir
  2. Ótima proposta de atividade interdisciplinar, com um tema tão atual quanto necessário para se trabalhar na educação em sala de aula no cotidiano dos estudantes. Se faz necessário uso do Smartphone em diversas situações nas quais o aparelho serve de ferramenta de comunicação em tempo real dentre tantas outras funcionalidades e aplicativos os quais facilitam nossas tarefas. O grande problema ocorre quando esse uso é excessivo e descontrolado. Pesquisas apontam que nos Estados Unidos os aparelhos celulares são checados mais de 100 vezes por dia. Nossa reflexão deveria ser: Seria necessário a utilização do aparelho o tempo todo? Como aproveitar a juventude conectada, direcionando seu interesse nas telinhas para o aprendizado, e crescimento intelectual?

    ResponderExcluir
  3. Interessante essa visão e que atividade maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem formulada essa atividade.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essa atividade, muito boa e bem preparada onde facilita a aprendizagem com mais prazer

    ResponderExcluir
  6. Essa atividade é bem criativa, pois nos mostra as varias formas de criar atividades variadas utilizando da tecnologia, e que através de um vídeo podemos elaborar atividades diversas e que pode ser utilizadas todas as materiais pelos educadores.

    ResponderExcluir

O seu comentário será excluído caso seja malicioso, sem relação com o tema da postagem, ou ferir qualquer principio ético.
.