sexta-feira, 24 de julho de 2015

POSTURA DO EDUCADOR

Você vai assistir a duas animações que discutem a postura do educador.

Quem você acha que teve uma postura mais adequada?

justifique comentando abaixo.



Educação no Brasil ainda tem jeito




Cuerdas



Comente abaixo seu entendimento sobre a postura de cada educador.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

DESIGN EDUCACIONAL OU DESIGN INSTRUCIONAL?

QUESTIONAMENTOS [3]

1.Quais as diferenças entre design educacional e instrucional?
2.Que contribuições os games podem trazer à educação?
3.Quais são as etapas do design educacional?
4.Como podemos incorporar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis ao processo de ensino e aprendizagem?
5.O que significam princípios multimídia?
6.Como trabalhar elementos visuais no ensino, como imagens, gráficos e tabelas?
7.O que significam design de atividades e de interações? Como avaliar com as TICs.


DESIGN EDUCACIONAL OU INSTRUCIONAL?

Gilberto Pereira Fernandes[1]

PROVOCAÇÃO

As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm provocado mudanças significativas na educação  ( . )(?) (!)(…)(  )

TEMAS


DESIGN

Segundo Guillermo[2] (2002), a palavra “design” é uma daquelas palavras inglesas que, quando traduzidas, perdem um pouco de seu significado. Design está associado à ideia de planejar, projetar, conceber e designar, e não de desenhar, como geralmente é conhecida.
Em inglês, diferencia-se esses significados pelas palavras design (planejar, designar) e draw (desenhar), assim como se tem respectivamente, na língua espanhola, os termos diseño e dibujo. Desse modo, na ausência de uma palavra na língua portuguesa que traduza corretamente o termo design, que devemos FAZER?????.

EDUCACIONAL



Inclui planejamento, a elaboração e o desenvolvimento de projetos pedagógicos, materiais, educacionais, ambientes colaborativos, atividades interativas e modelos de avaliação para o processo de ensino aprendizagem. Se desejamos atingir o potencial e os benefícios plenos que um ambiente online possibilita, precisamos repensar as filosofias e as práticas que trazemos para o ambiente de design. (MATTAR, 2014, p. 19)[3].


INSTRUCIONAL

A ação institucional e sistemática de ensino que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e outros produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar, a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos, a aprendizagem humana. (FILATRO, 2008, p.3)[4]


DESIGN DIDÁTICO 

O termo “design didático” refere-se a relação dinâmica e contextualizada, que pode ser construída em ambientes de aprendizagem, envolvendo aqueles que querem aprender e os que ensinam, seja mediante experiência direta ou indireta, seja individual ou coletivamente. Desta forma, ficou evidente o lado pedagógico, social e humano de que a educação necessita. O design didático representa o processo de análise de requisitos, planejamento e especificação para a elaboração de cursos baseados na Web. O termo design didático envolve, também, a gestão ou a atualização do planejamento. Isso porque a Internet é muito dinâmica e a participação de todos pode modificar a proposta inicial. Essa foi considerada a grande diferença entre o Design Didático de cursos a distância por correspondência e os cursos baseados na Web.



Questões que deverão ser pensadas por um designer didático:



Onde está o aluno? 
A localidade é atendida por que meios de comunicações? 
Qual é a máquina e quais são os softwares que o aluno possui? 
Qual é seu grau de relacionamento com essas tecnologias? 
De quanto tempo disporá para realizar as atividades? Quais são suas condições financeiras?

Estas informações vão ajudar a definir a melhor abordagem, a melhor linguagem, as melhores mídias, o melhor suporte etc. Isso envolve também o momento da criação, no qual podemos vislumbrar e propor novas, ricas e criativas situações de aprendizagem com a gama de recursos que temos à disposição.

Seja você um autor, seja um designer de seu material didático!





[1] Mestrando em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB. Prof. Da Educação Básica e Ensino Superior.
E-mail:bragilgil@gmail.com.         Pagina na WEB: http://bragilgil.blogspot.com/
[2] GUILLERMO, Alvaro. Design: do virtual ao digital. São Paulo: Demais Editora, 2002.
[3] MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artezanato Educacional, 2014.
[4] FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

Atividade interdisciplinar usando tecnologia digital

A atividade abaixo foi elaborada por professores a partir da discussão do tema do vídeo Life Smartphone, que foi a primeira publicação desse blog e está nas postagens mais antigas. Vá até lá.

PROPOSTA DA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Seguindo o roteiro de planejamento. Utilize-se do video "Vida na proa" e/ou selecione mapa geográfico para trabalhar o tema: Tecnologias digitais e Globalização construindo junto com seu grupo de trabalho por disciplina, um breve esquema de atividade didática.

Componente I: Língua Portuguesa
1.Após assistir ao vídeo 1 reflita sobre as questões.
a)    a) É possível saber qual o título desse vídeo?
b)    b) Que título você daria ao vídeo?
c) Se tivesse que dar um tema para o vídeo: qual seria?
c)    2. Quem são os Personagens?     
       a)Protagonista       b) Antagonista     c) Coadjuvantes
d)    d) Se você fosse um personagem do vídeo, quem seria? Por que?  
3. Escreva sua própria narrativas sobre esse vídeo.
Componente II: Inglês
1. Em dupla, argumente com seu colega o que achou do vídeo e anote: 1 argumento idêntico ao seu, e 1 contrário.

2. Vamos conversar sobre os conflitos de argumentos, e cada um fará defesa do seu.

3. A seguir anote os 3 argumentos mais importantes e traduza para o inglês.

4. Em grupo, vamos produzir uma legenda em Inglês para todo o clipe do vídeo apresentado.
Componente III: Ciências
 A tecnologia é muito importante para o homem e para o planeta, contudo, o processo de fabricação e utilização pode ser prejudicial para ambos.
1. Ao ver o vídeo e ler essa frase diga:
a) Você concorda com essa afirmação?
b) É possível desenvolver tecnologia sem prejudicar o planeta?
c) Quais são as tecnologias que você conhece que são mais uteis ao homem? E ao planeta?
2.Assinale com x as alternativas que você concorda.
(   ) O planeta seria melhor sem tanta tecnologia
(   ) Abolir a produção de novas tecnologias seria um retrocesso.
(   ) Somente o homem polui a terra.
(   ) Tecnologia é útil usando de forma consciente.
(   ) Nem todos conseguem ter acesso as Tecnologias atuais.
Componente IV: Arte
1.Vamos Colorir
a)De vermelho o continente em que está a maior potência bélica e política do mundo;
2. De verde onde a maioria dos países é subdesenvolvido;
3. De amarelo onde ficam os países que iniciaram a colonização do mundo;
4. De rosa onde ficam os países do Mercosul;
5. De preto o que você tem dúvida se é um continente.

Componente V:
Matemática
1.Quantos continentes tem o planeta terra?

2.A terra tem forma redonda ou elíptica?

3.Temos aqui cinco desenhos repetidos do mapa mundi. Com a régua, divida-o usando duas cores para ilustrar a segundo as proporções:
1/2  1/3  1/4  4/4
Vamos realizar
( + ) ( - )  ( . ) ( : )
Componente VI: Geografia
1.Observando o mapa mundi, relacione:
Se adotássemos a linha do equador para diferenças econômicas entre os países ficaria assim:    
(a) países ricos    (b) países      pobres   (   ) Norte          (   ) Sul
2.Você conseguiria dizer porque existem países ricos e pobres?
3.Você consegue citar algumas etnias do nosso planeta?
4.De acordo a cada etnia citada, onde as maiores populações dessas etnias vivem em nosso planeta: hemisfério sul ou norte?
Componente VII: História

1.Em duplas, a partir de pesquisas na internet e das informações obtidas e dos seus conhecimentos, faça uma lista de períodos históricos e suas principais tecnologias e impactos ao planeta.

2.Reunindo-se a outra dupla, companha um novo quadro comparando as informações.

Analfabetismo no brasil



Link para reportagem sobre Analfabetismo no profissão repórter.