QUESTIONAMENTOS [3]
1.Quais as diferenças entre design educacional e instrucional?
2.Que contribuições os games podem trazer à educação?
3.Quais são as etapas do design educacional?
4.Como podemos incorporar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis ao processo de ensino e aprendizagem?
5.O que significam princípios multimídia?
6.Como trabalhar elementos visuais no ensino, como imagens, gráficos e tabelas?
7.O que significam design de atividades e de interações? Como avaliar com as TICs.
DESIGN EDUCACIONAL OU INSTRUCIONAL?
Gilberto Pereira Fernandes
As
novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm provocado mudanças significativas
na educação ( . )(?) (!)(…)(
)
DESIGN
Segundo Guillermo
(2002), a palavra “design” é uma daquelas palavras inglesas que, quando
traduzidas, perdem um pouco de seu significado. Design está associado à ideia
de planejar, projetar, conceber e designar, e não de desenhar, como geralmente
é conhecida.
Em inglês, diferencia-se esses
significados pelas palavras design (planejar, designar) e draw (desenhar),
assim como se tem respectivamente, na língua espanhola, os termos diseño e dibujo.
Desse modo, na ausência de uma palavra na língua portuguesa que traduza
corretamente o termo design, que devemos FAZER?????.
EDUCACIONAL
Inclui planejamento, a elaboração e o desenvolvimento de
projetos pedagógicos, materiais, educacionais, ambientes colaborativos,
atividades interativas e modelos de avaliação para o processo de ensino
aprendizagem. Se desejamos atingir o potencial e os benefícios plenos que um
ambiente online possibilita, precisamos repensar as filosofias e as práticas
que trazemos para o ambiente de design. (MATTAR, 2014, p. 19).
INSTRUCIONAL
A
ação institucional e sistemática de ensino que envolve o planejamento, o
desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais,
eventos e outros produtos educacionais em situações didáticas específicas, a
fim de facilitar, a partir dos princípios de aprendizagem e instrução
conhecidos, a aprendizagem humana. (FILATRO, 2008, p.3)
O termo “design didático”
refere-se a relação dinâmica e contextualizada, que pode ser construída em
ambientes de aprendizagem, envolvendo aqueles que querem aprender e os que
ensinam, seja mediante experiência direta ou indireta, seja individual ou
coletivamente. Desta forma, ficou evidente o lado pedagógico, social e humano
de que a educação necessita. O design didático representa o processo de análise
de requisitos, planejamento e especificação para a elaboração de cursos
baseados na Web. O termo design didático envolve, também, a gestão ou a
atualização do planejamento. Isso porque a Internet é muito dinâmica e a
participação de todos pode modificar a proposta inicial. Essa foi considerada a
grande diferença entre o Design Didático de cursos a distância por correspondência
e os cursos baseados na Web.
Questões que
deverão ser pensadas por um designer didático:
Onde está o aluno?
A localidade é atendida por que
meios de comunicações?
Qual é a máquina e quais são os softwares que o aluno
possui?
Qual é seu grau de relacionamento com essas tecnologias?
De quanto
tempo disporá para realizar as atividades? Quais são suas condições
financeiras?
Estas informações vão ajudar a definir a melhor
abordagem, a melhor linguagem, as melhores mídias, o melhor suporte etc. Isso
envolve também o momento da criação, no qual podemos vislumbrar e propor novas,
ricas e criativas situações de aprendizagem com a gama de recursos que temos à
disposição.
Seja você um autor,
seja um designer de seu material didático!