sexta-feira, 6 de novembro de 2015

LEITURA NA TELA

DO DÊITICO LEITURA E ESCRITA NO PAPEL PARA O HÍBRIDO LEITURA E ESCRITA NA TELA


Gilberto Pereira Fernandes
Mestrando em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA - UNEB
bragilgil@gmail.com

 RESUMO

As práticas de leitura e escrita no papel vem sendo reestruturadas pelas novas possibilidades trazidas com o advento da web 2.0. Esse artigo busca tecer comparações das estratégias de leitura e escrita possíveis na mídia online com as práticas já legitimadas de leitura e escrita no papel; foca nas implicações do universo online para o estudo das múltiplas linguagens em cena na superdiversidade do ciberespaço. Para estruturação metodológica da pesquisa e produção dessa escrita três aspectos são fundantes: a linguagem no mundo digital; a atuação do sujeito social textualmente mediado; a leitura e a escrita no preambulo das mídias digitais. O ponto de partida de investigação nessa pesquisa qualitativa foram as práticas digitais desenvolvidas por sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em contextos de sociais de leitura e escrita na tela durante a realização de uma oficina de práticas leitoras em um Infocentro na cidade de Eunápolis-Bahia; e em processos de interação durante a utilização de ferramentas multimídias das web em ambiente privado no acesso as interfaces trabalhadas na oficina. Apresento excertos de falas de alguns dos sujeitos pesquisados por acreditar que um fragmento de texto é parte integrante da natureza, das interações e do processos interpretativos dos participantes da pesquisa, como elemento reflexivo da atuação dos mesmos em práticas interativas de leitura e escrita digitais. A utilização do termo linguagem é adotada aqui para salientar a relação dêitica entre leitura e escrita, produzidas na leitura do mundo e da palavra, e no contexto multilíngue e multimodal que se desvela na internet, cuja tendência é para hibridização daquelas práticas. Busquei apresentar as dicotomias existentes entre leitura/escrita no papel e leitura/escrita na tela, bem como a atuação dos sujeitos no ambiente online. Percebi que é talvez, impossível separar as produções escritas e de fala, do contexto dos sujeitos. Suas falas e atuação serviram para mostrar que a escrita online se encaixa nas práticas sociais cotidianas, modificando-as e sendo transformadas por elas. Em decorrência disso muitos questionamentos surgiram: como as pessoas leem, escrevem, ensinam e aprendem online?  Como utilizar as mídias para esse fim? O que é verdade e o que é mito na “migração” da leitura/escrita no papel para a leitura/escrita na tela? Os questionamentos, não respondidos no curso da pesquisa revelam as idiossincrasias presentes na transmutação dos processos linguísticos que abarcam a linguagem, seja ela produzida no contexto do pergaminho ou do digital.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura/escrita no papel. Leitura/escrita online. Mídias digitais.