sexta-feira, 7 de agosto de 2015

MAPA MENTAL


O mapa conceitual é uma estrutura esquemática para representar um conjunto de conceitos imersos numa rede de proposições. Ele é considerado como um estruturador do conhecimento, na medida em que permite mostrar como o conhecimento sobre determinado assunto está organizado na estrutura cognitiva de seu autor, que assim pode visualizar e analisar a sua profundidade e a extensão. Ele pode ser entendido como uma representação visual utilizada para partilhar significados, pois explicita como o autor entende as relações entre os conceitos enunciados. O mapa conceitual se apóia fortemente na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que menciona que o ser humano organiza o seu conhecimento através de uma hierarquização dos conceitos. 

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Plataforma edmodo


A plataforma Edmodo é uma ferramenta para quem quer promover um aprendizado que mobilize os estudantes para gerar significados, tendo como finalidade melhoraria da construção de um conhecimento autônomo e de colaboração. 

link para fazer parte da plataforma:
https://edmo.do/j/pkjipu 

 É uma plataforma de aprendizagem social para professores, alunos e pais. É considerada o Facebook das escolas, e assim chamado pelos alunos e professores. Pode ser incorporada nas salas de aula através de uma variedade de aplicações, incluindo leitura, atribuições e material estudado.

assista ao tutorial


Comecei a usar  essa ferramenta quando selecionava um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no qual confluísse as seguintes mídias: escrita virtual, audiovisual, blogs, chat, fórum de discussão, aplicativos e rede social; todas em uma plataformas gratuita, onde fossem cadastrados os participantes: professores, alunos e país.


Atenção: 
Esse texto está publicado em anais de eventos científicos, caso queira cita-lo use a referencia abaixo:

FERNANDES, Gilberto Pereira; MATOS OLIVEIRA, Maria Olivia. A WEB: AUTORIA DOCENTE E COAUTORIA DISCENTE RESSIGNIFICANDO SABERES NA EJA. IN: V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos, São Paulo: FEJA, 2014. 
Disponivel em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/snfee/index.php/snfee/article/view/82


Código de Grupo: frxytw 




Objetivos de Aprendizagem




Após assistir ao vídeo faça  leitura do excerto abaixo:

O estudo dos objetivos implica sempre que se estabeleça a distinção entre fins, finalidades, objetivos gerais, objetivos específicos e metas. 
Há entre os autores muitas divergências e falta de precisão sobre esse tema. Aqui explicitamos, inicialmente, a distinção entre fins e objetivos. Segundo Enricone, Sant’Anna, André e Turra (1982, p.58):

 Ambos os termos designam o motivo, a finalidade, a intenção do sujeito. A palavra fim é empregada com referência a finalidades: abstratas, teóricas, ideais, de longo alcance, pertencente ao mundo dos valores, não experimentais, não avaliáveis de maneira direta.

A palavra objetivo é empregada com referência a finalidades: concretas, práticas, reais, alcançáveis em determinados períodos, pertencentes ao mundo dos bens, experimentais, avaliáveis diretamente. Os fins da educação estabelecem o perfil de homem, de cidadão que ela deverá formar. São diretrizes gerais que devem ser explicitadas e detalhadas em comportamentos menores – os objetivos - que as concretizem gradativamente. Mas, os próprios objetivos se classificam em gerais e específicos, conforme sua abrangência, buscando realizar a prática educacional e escolar.

Tanto os objetivos gerais quanto os específicos podem ser definidos em termos do conteúdo que o professor se propõe a ensinar ou na perspectiva das ações que desenvolverá ou, o que é mais desejável, especificando o que se espera que o aluno alcance. Esse encaminhamento, todavia, deve explicitar-se nas intenções gerais e concretizar-se nas específicas, a fim de que tenha significado e sentido o trabalho do professor e dos alunos.

Agora observe essa digitalização da correção de avaliação de um aluno pelo professor:



                           


1. Por que será que professor não conseguiu que o aluno atingisse o objetivo?
2. Há algum problema com o design didático da atividade? Se há, qual?
3.Você faria alguma alteração na atividade?