terça-feira, 7 de junho de 2016

MODELO DE PLANEJAMENTO DE DESIGN DIDÁTICO PEDAGÓGICO EJA






WEJA: DESIGN DIDÁTICO NA WEB: Autoria Docente no contexto da EJA
Prof. Gilberto Pereira Fernandes               e-mail: gilejauneb@gmail.com
BLOG: http://designdidaticonaeja.blogspot.com.br                          AVAM: https://edmodo.com/designdidaticonaeja



Quadro modelo de planejamento de atividade didática
nº Atividade

Componentes Curriculares da EJA Ensino Fundamental II:       
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Língua Estrangeira Moderna (Inglês Ou Espanhol)
Tema

Toda atividade deve ter um tema gerador.
Elementos

pretextuais textuais
postextuais

Pretextuais - questionamento para averiguar conhecimentos prévios ou situação de valorização de vivência.
Textuais - a exploração do conteúdo e das significações no texto e intertextualidade. Póstextuais - a extrapolação do texto e interatividade).
OBJETIVOS


Preconização do resultado que se espera com a realização da atividade.
METODOLOGIA



O método de ensino e as formas de ensinar, devendo levar em conta o contexto social e as implicações advindas da prática/vivencia/experiência do professor por meio de pedagogias distintas, reguladas pela compreensão individual dos determinantes sociais.
RECURSO

O material físico e digitalizado a ser utilizado na atividade.
AVALIAÇÃO

O acompanhamento da ação criadora e transformadora dos sujeitos no processo de fazer e refazer a atividade.
Referências


Bibliográficas, links de referência de site na web, de mídia, fotografia, imagem etc.


Comente esse quadro modelo de planejamento de design didático pedagógico. Diga se compreendeu todas as etapas ou se tem dúvida em alguma.


12 comentários:

  1. O quadro modelo está muito bem elaborado, todas as etapas estão bem definidas não deixando duvidas.

    ResponderExcluir
  2. Esse quadro contempla todas as etapas de um bom planejamento, não deixando duvidas.

    ResponderExcluir
  3. Planejar é sem dúvida fator somatório a colaborar em qualquer que seja a situação, área entre outras, o quadro deixa explícito como o planejar é ferramenta utilitária ao profissional, planejar é almejar um bom desenvolvimento da ação, e/ou algo que se pleitei.

    ResponderExcluir
  4. Esta atividade deixa claro a importância de um bom planejamento, pois através dele podemos desenvolver nossa aula de forma satisfatória, atingindo mais rapidamente os nossos objetivos e este quadro nos demonstra o passo a passo de um bom planejamento.

    ResponderExcluir
  5. Esta atividade deixa bem clara que tudo na nossa vida tem que ser planejado,principalmente no dia a dia em sala de aula,pois uma aula bem planejada ela será bem mais satisfatoria ,pois a aula será bem desenvolvida atingindo os nossos objetivos mais rapidamente.

    ResponderExcluir
  6. Um bom planejamento faz com que aula flua bem e as crianças interesse mais pelas atividades o quadro deixa bem claro

    ResponderExcluir
  7. Esse planejamento está muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Quando o um plano de aula bem planejado o professor consegue se desenvolver melhor em sala de aula.

    ResponderExcluir
  9. Quando o um plano de aula bem planejado o professor consegue se desenvolver melhor em sala de aula.

    ResponderExcluir
  10. Para ter êxito na aprendizagem é necessário ter um bom planejamento, para facilitar a compreensão do conteúdo e tornar a aula agradável e satisfatória.

    ResponderExcluir
  11. Esse quadro deixa claro que o planejamento de aula essencial para o desenvolvimento do aluno e do professor.não tenho dúvidas

    ResponderExcluir
  12. Esse quadro deixa claro que o planejamento de aula essencial para o desenvolvimento do aluno e do professor.não tenho dúvidas

    ResponderExcluir

O seu comentário será excluído caso seja malicioso, sem relação com o tema da postagem, ou ferir qualquer principio ético.
.