O mapa conceitual é uma estrutura esquemática para representar um conjunto de conceitos imersos numa rede de proposições. Ele é considerado como um estruturador do conhecimento, na medida em que permite mostrar como o conhecimento sobre determinado assunto está organizado na estrutura cognitiva de seu autor, que assim pode visualizar e analisar a sua profundidade e a extensão. Ele pode ser entendido como uma representação visual utilizada para partilhar significados, pois explicita como o autor entende as relações entre os conceitos enunciados. O mapa conceitual se apóia fortemente na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que menciona que o ser humano organiza o seu conhecimento através de uma hierarquização dos conceitos.
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
MAPA MENTAL
O mapa conceitual é uma estrutura esquemática para representar um conjunto de conceitos imersos numa rede de proposições. Ele é considerado como um estruturador do conhecimento, na medida em que permite mostrar como o conhecimento sobre determinado assunto está organizado na estrutura cognitiva de seu autor, que assim pode visualizar e analisar a sua profundidade e a extensão. Ele pode ser entendido como uma representação visual utilizada para partilhar significados, pois explicita como o autor entende as relações entre os conceitos enunciados. O mapa conceitual se apóia fortemente na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que menciona que o ser humano organiza o seu conhecimento através de uma hierarquização dos conceitos.
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O mapa mental é uma ferramenta educativa muito útil, sendo um esquema de apresentação e organização de ideias, torna se muito bem vindo no uso das atividades escolares, educativas e informativas em vários seguimentos. Através desta estrutura de organização se consegue apresentar o conhecimento de forma logica e pratica, onde os elementos se encontram ligados por afins ou natureza do tema e sequencia adequada para que se memorize melhor a ideia apresentada.
ResponderExcluirConcordo plenamente, pois na oficina do EJA foi possível saber um pouco mais sobre o mapa conceitual e utilizá-lo, conseguimos também fazer o nosso próprio mapa conceitual, o que se mostrou ser uma ferramente muito proveitosa e de fácil manuseio.
ExcluirAlém disso é possível deixá-lo a nosso gosto e usar a criatividade !
ResponderExcluirum mapa é sempre útil para localizar ou informar algo,este não é diferente
ResponderExcluirGosto muito de trabalhar com o mapa mental. Na EJA, ser sintético é muito importante. O processo de letramento desses sujeito é uma tarefa muito árdua as vezes, isso porque nem sempre eles tem acesso a conteúdos significativos para a sua formação pessoal e até mesmo interação no mundo do trabalho. Trabalhar com mapas mentais se torna uma atividade dinâmica e facilita a síntese de temas a serem discutidos. O trabalho com temas geradores é uma forma muito particular na EJA.
ResponderExcluirEu ainda não trabalhei e nem sei como mas lendo aqui pôde observar o quanto é útil e importante na área da educação
ResponderExcluirAcredito que é uma ferramenta que nós ajudará muito como educando e como profissional na área da educação
Eu ainda não trabalhei e nem sei como mas lendo aqui pôde observar o quanto é útil e importante na área da educação
ResponderExcluirAcredito que é uma ferramenta que nós ajudará muito como educando e como profissional na área da educação
O mapa mental nos ajuda a organizar as ideias de forma criativa.
ResponderExcluirO mapa mental nos ajuda a organizar as ideias de forma criativa.
ResponderExcluirO fluxograma do mapa mental possui em sua estrutura alguns pilares que fortalece e garante a qualidade no processo da aprendizagem. Este processo está aberto à imersão de conteúdos e se coloca no lugar do educando, ao mesmo tempo garante condições e estrutura dos recursos aos quais serão aplicados. Cada pondo da sua estrutura possui suas particularidades que fundirão e moldarão a capacitação dos seus educandos.
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