quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Objetivos de Aprendizagem




Após assistir ao vídeo faça  leitura do excerto abaixo:

O estudo dos objetivos implica sempre que se estabeleça a distinção entre fins, finalidades, objetivos gerais, objetivos específicos e metas. 
Há entre os autores muitas divergências e falta de precisão sobre esse tema. Aqui explicitamos, inicialmente, a distinção entre fins e objetivos. Segundo Enricone, Sant’Anna, André e Turra (1982, p.58):

 Ambos os termos designam o motivo, a finalidade, a intenção do sujeito. A palavra fim é empregada com referência a finalidades: abstratas, teóricas, ideais, de longo alcance, pertencente ao mundo dos valores, não experimentais, não avaliáveis de maneira direta.

A palavra objetivo é empregada com referência a finalidades: concretas, práticas, reais, alcançáveis em determinados períodos, pertencentes ao mundo dos bens, experimentais, avaliáveis diretamente. Os fins da educação estabelecem o perfil de homem, de cidadão que ela deverá formar. São diretrizes gerais que devem ser explicitadas e detalhadas em comportamentos menores – os objetivos - que as concretizem gradativamente. Mas, os próprios objetivos se classificam em gerais e específicos, conforme sua abrangência, buscando realizar a prática educacional e escolar.

Tanto os objetivos gerais quanto os específicos podem ser definidos em termos do conteúdo que o professor se propõe a ensinar ou na perspectiva das ações que desenvolverá ou, o que é mais desejável, especificando o que se espera que o aluno alcance. Esse encaminhamento, todavia, deve explicitar-se nas intenções gerais e concretizar-se nas específicas, a fim de que tenha significado e sentido o trabalho do professor e dos alunos.

Agora observe essa digitalização da correção de avaliação de um aluno pelo professor:



                           


1. Por que será que professor não conseguiu que o aluno atingisse o objetivo?
2. Há algum problema com o design didático da atividade? Se há, qual?
3.Você faria alguma alteração na atividade?


Vamos deixar nossas respostas nos comentários abaixo?

11 comentários:

  1. O professor teve uma certa dificuldade na hora da elaboração da pergunta,acho que sem perceber inclusive. A pergunta é de duplo sentido.O desing simplesmente não teve contexto algum, alás acho que houve uma alteração por parte do aluno sem que houvesse intenção.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que para responder uma questão necessita devemos interpreta o que o contexto.O professor pode ter como uma pegadinha.O aluno não errou na resposta,pois o enunciado tem duplo sentido.Para facilitar a questão colocaria, localize e escreve o nome do Brasil no,....

    ResponderExcluir
  3. Ele não conseguiu atigir seu objetivo por que na hora de elaborar a pergunta ele a fez com duplo sentido, sendo assim o aluno entendeu qque era para colocar o nome dele, quanto ao design esta certo, eu tentaria fazer a pergunta de uma maneira que facilitasse a comprenção do aluno, para que dessa maneira atingir o objetivo desjado.

    ResponderExcluir
  4. Para que o professor consiga atingir os objetivos de ensino/aprendizagem, faz-se necessário em primeiro lugar que ele planeje didaticamente a atividades de forma coerente. O problema de não solução adequada das atividades propostas pelo professor, muitas vezes está relacionada ao design didático.

    ResponderExcluir
  5. Cada aluno carrega mistérios, pensamentos que as tornam únicas.Assim sendo o acompanhamento é complexo e mediar a ação
    educativa e estamos sempre em busca de evoluçaõ e transformação.

    ResponderExcluir
  6. Cada aluno carrega mistérios, pensamentos que as tornam únicas.Assim sendo o acompanhamento é complexo e mediar a ação
    educativa e estamos sempre em busca de evoluçaõ e transformação.

    ResponderExcluir
  7. Como o professor fala no vídeo acima, cada aluno tem seu período de aprendizagem é sua maneira de expressar o mesmo. A questão não foi tão bem elaborada permitindo que o aluno colocasse a resposta a sua maneira. Colocar um objetivo específico é limitar ou taxar o aluno e seu processo de aprendizagem

    ResponderExcluir
  8. Como o professor fala no vídeo acima, cada aluno tem seu período de aprendizagem é sua maneira de expressar o mesmo. A questão não foi tão bem elaborada permitindo que o aluno colocasse a resposta a sua maneira. Colocar um objetivo específico é limitar ou taxar o aluno e seu processo de aprendizagem

    ResponderExcluir
  9. Como o professor fala no vídeo acima, cada aluno tem seu período de aprendizagem é sua maneira de expressar o mesmo. A questão não foi tão bem elaborada permitindo que o aluno colocasse a resposta a sua maneira. Colocar um objetivo específico é limitar ou taxar o aluno e seu processo de aprendizagem

    ResponderExcluir
  10. Como o professor fala no vídeo acima, cada aluno tem seu período de aprendizagem é sua maneira de expressar o mesmo. A questão não foi tão bem elaborada permitindo que o aluno colocasse a resposta a sua maneira. Colocar um objetivo específico é limitar ou taxar o aluno e seu processo de aprendizagem

    ResponderExcluir
  11. Como o professor fala no vídeo acima, cada aluno tem seu período de aprendizagem é sua maneira de expressar o mesmo. A questão não foi tão bem elaborada permitindo que o aluno colocasse a resposta a sua maneira. Colocar um objetivo específico é limitar ou taxar o aluno e seu processo de aprendizagem

    ResponderExcluir

O seu comentário será excluído caso seja malicioso, sem relação com o tema da postagem, ou ferir qualquer principio ético.
.